Doula

o que é doula?

As doulas são acompanhantes de parto escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes que visam prestar suporte continuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade.

O Hospital Universitário permite a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, sem ônus e sem vínculos empregatícios com nosso estabelecimento.

Estamos pautados nas políticas de Humanização do Parto e Nascimentos e conforme lei Municipal 11.018, de dezembro de 2019.

Cadastro DE DoulaS

Comparecer ao Protocolo do Bloco Administrativo do HUM com a seguinte documentação:

  • 01 cópia de documento de identificação com foto;

  • 01 cópia de comprovante de residência;

  • 01 cópia do Certificado de formação como Doula;

  • Certificado de Vacinação COVID-19 obtido do ConectSUS, com no mínimo 2 doses;

  • Ficha de solicitação de cadastro de Doula (imprimir anexo);

  • Termo de ciência do controle de infecção hospitalar assinado (imprimir anexo);

  • Termo de conduta de atuação assinado (imprimir anexo);

  • Crachá de identificação (imprimir anexo*).


Será enviada a confirmação do cadastro e autorização para o e-mail informado, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis.

O Termo de Autorização da Gestante para Atuação da Doula (anexo) deverá ser entregue na recepção do PA ou Social do HUM para admissão de cada gestante.

O relatório com descrição das ações de apoio e conforto que serão utilizadas no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato como também o planejamento das ações que serão desenvolvidas durante a assistência da doula, deverão ser apresentados na admissão da gestante para internação.

*A impressão do crachá deverá atender as dimensões do suporte de plástico próprio da doula (HUM não fornecerá suportes de plásticos para crachá).

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: sec-dee@uem.br