Hemocentro - Doação de Sangue
O Hemocentro Regional de Maringá, obedece a normas nacionais do Ministério da Saúde para realização da Triagem Clínica.
O cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao doador de sangue e ao receptor dos hemocomponentes do sangue.
A doação de sangue no Brasil é regulamentada pelo Ministério da Saúde através de Portarias e Notas Técnicas.
O cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao doador e ao receptor dos hemocomponentes do sangue.
Como ocorre a doação?
Traga um documento original de identificação com foto para realizar o cadastro na recepção.
Na etapa da pré-triagem será aferida a sua pressão arterial, pulso, temperatura corporal, peso, altura e será realizado um teste para verificar anemia.
Você responderá algumas perguntas sobre a sua saúde atual e seus hábitos de vida avaliando se preenche os requisitos necessários para doar sangue.
O passo seguinte é a doação propriamente dita, com a coleta de aproximadamente 450 ml de sangue e mais uma pequena quantidade para a realização dos exames.
Após a coleta que dura aproximadamente 10 minutos, o doador é encaminhado para a sala de lanche, sendo importante aguardar pelo menos 15 minutos para sair das dependências do Hemocentro.
É importante lembrar também que para doar sangue é preciso estar bem alimentado. Ao contrário do que as pessoas pensam, você não deve estar em jejum.
Todo o procedimento é realizado com higiene, rapidez e segurança, e dura aproximadamente 40 minutos.
Existem cuidados após a doação?
1. Permaneça sentado por, pelo menos 15 minutos. Coma e beba o lanche oferecido.
2. Tome quantidades extras de líquidos nas primeiras 24 horas. Isto ajudará na reposição do volume perdido durante a doação.
3. Não fume por 60 minutos.
4. Não tome bebidas alcoólicas no dia da doação.
5. Mantenha o curativo no local da punção por, no mínimo 4 horas. Se houver sangramento aplique uma pressão sobre o local por 2 a 4 minutos. Caso ocorra hematoma coloque compressa de gelo.
6. Não force e não carregue peso com o braço da doação. Isto previne sangramentos e ajuda na cicatrização do local da punção.
7. Não faça atividades físicas por no mínimo 12 horas após a doação.
8. Se, após deixar o local da doação você sentir mal estar, tontura, fraqueza ou sensação de desmaio, sente-se em qualquer local e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite-se no chão com as pernas elevadas e aguarde.
9. Não volte ao trabalho se sua ocupação for perigosa. Aguarde 12 horas se você for operador de máquina de corte, prensa ou motorista por profissão. Aguarde 12 horas se você for trabalhar em andaimes, como pessoal de vôo ou paraquedismo;
10. Se você estiver dirigindo motocicleta ou bicicleta, deverá aguardar no mínimo 30 minutos no local, após a doação.
11. Se você apresentar diarreia, febre ou outros sintomas até 7 dias após a doação, avise o Hemocentro.
12. Você também pode nos telefonar caso queira nos dar alguma informação adicional que não pode ou não quis dar durante a entrevista, no dia da doação. Telefone para contato: 9011-9153.
Quais os exames que serão realizados no sangue?
Identificação do tipo sanguíneo (ABO) e fator RH;
Sífilis;
Doença de chagas;
Hepatite B e C;
HTLV I e II;
AIDS;
Hemoglobina S.
ATENÇÃO:
Embora realizados exames no sangue coletado (hepatite, sífilis, doença de chaga, HIV e outros), não existe 100% de segurança para o receptor.
Há um período chamado JANELA IMUNOLÓGICA, que é o espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste, significando que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso (vírus) e este não ser detectado através dos exames realizados.
Por isso, é fundamental que você seja sincero na entrevista.
Honestidade também salva vidas.
Diante de um teste inconclusivo ou positivo, o doador será convocado através de carta para realização de testes confirmatórios – refazer os exames.
Por isso é importante que o endereço do doador esteja completo e atualizado.