hemocentro - Medula Óssea
O Hemocentro também realiza o cadastro de medula óssea?
SIM
O que é a medula óssea?
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, conhecido popularmente por “tutano”, e produz as células do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). A medula óssea não tem ligação com a medula espinhal.
Quem necessita do transplante de medula óssea?
Pessoas que têm doenças que comprometem a produção do sangue, como leucemias e aplasia de medula óssea. O transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue.
Por que ser um doador de medula óssea?
Tudo seria muito simples, se não fosse o problema de compatibilidade entre a medula do doador e a do receptor. A chance de encontrar uma medula óssea compatível pode chegar a 1 em 50 mil – de brasileiro para brasileiro, e de uma para 1 milhão se a busca for internacional. Por isso é importante se cadastrar no Redome – Registro Brasileiro de Doadores de Medula óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando o paciente necessita de transplante esse cadastro é consultado.
Se um doador compatível é encontrado, qual o procedimento?
O doador é convocado e um exame de compatibilidade mais detalhado é realizado. Se a compatibilidade for confirmada, o doador será avaliado por um médico para certificar seu bom estado de saúde. No Estado do Paraná a coleta esta sendo realizada em Curitiba.
Quais são os riscos?
Doar medula óssea é seguro. As células doadas são substituídas rapidamente, pelo organismo, como na doação de sangue.
Como a medula óssea é coletada?
Existem duas formas de doar. O primeiro procedimento é realizado no centro cirúrgico, sob anestesia e requer internação no mínimo 24 horas. A punção de medula é realizada com agulha no osso da bacia. A segunda forma, o procedimento chama-se aférese. O doador toma um medicamento que faz com que as células circulem na corrente sanguinea. O sangue é retirado pelas veias dobraço e passa por uma máquina que separa essas células. A escolha do procedimento é do médico e nas duas formas a medula se recompõe em 15 dias.
Como se cadastrar?
Estar em bom estado de saúde
Ter entre 18 a 35 anos de idade
Apresentar carteira de identidade e CPF
Assinar termo de consentimento do REDOME
Fazer coleta de 5 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA)
O cadastro e a doação são livres de quaisquer ônus ou bônus para o doador.
O cadastro é feito uma única vez, e você será avisado em caso de compatibilidade com algum paciente que aguarda transplante
Mantenha seus dados atualizados (telefone, endereço, e email).
As atualizações de dados podem ser feitas pelo site: redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro/