Ensino

Ensino UEM/HURM

A Gerencia de Ensino, tem por objetivo superintender todas as atividades acadêmicas referentes ao regime didático do HURM.

Cursos Técnicos– Estágios

Procedimento para Estágios de Cursos Técnicos :

Encaminhar ofício de solicitação de campo de estágio/abertura de campo ou continuidade, à Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão com o prazo mínimo de 60 dias de antecedência ao período de interesse ,em forma de anexo, através do email hum-depe@uem.br, aos cuidados do Diretor Dr. Paulo Roberto Donadio.

O documento será encaminhado à área de interesse para parecer e posteriormente será concedido o retorno e orientações pertinentes ao solicitante.

Cursos Graduação – Estágios

Procedimentos para Estágios de Cursos de Graduação :

Encaminhar ofício de solicitação de campo de estágio/abertura de campo ou continuidade, à Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão com o prazo mínimo de 60 dias de antecedência ao período de interesse ,em forma de anexo, através do email hum-depe@uem.br, aos cuidados do Diretor Dr. Paulo Roberto Donadio.

O documento será encaminhado à área de interesse para parecer e posteriormente será concedido o retorno e orientações pertinentes ao solicitante.

Somente após o parecer favorável a realização do estágio/ verificação no setor responsável, deverá preencher o Formulário de Solicitação de Estágios:

Acadêmicos UEM

Acadêmicos de outras instituições

Formulários diversos

Formulário de Solicitação de Estágios/HUM

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Programas

Residência Multiprofissional

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998).

A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS, instituída por meio da Portaria Interministerial nº1.077, de 12 de novembro de 2009, é coordenada conjuntamente pelo Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e tem como principais atribuições: avaliar e acreditar os programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde de acordo com os princípios e diretrizes do SUS e que atendam às necessidades sócio epidemiológicas da população brasileira; credenciar os programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde bem como as instituições habilitadas para oferecê-lo; registrar certificados de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde, de validade nacional, com especificação de categoria e ênfase do programa.

Curso de Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Maringá

Curso de Residência em Farmácia com ênfase em Análises Clínicas na Atenção à Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Maringá

Programa de Residência em Odontologia, nas áreas de concentração em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Saúde Coletiva e da Família da Universidade Estadual de Maringá

Residência em Medicina Veterinária

Outras Instituições -Pós Graduação

*Após aprovação com parecer favorável para realização do estágio preencher :

Formulário de Solicitação - Pós Graduação - Estágios

Formulário de Solicitação - Pós-Graduação – Estágio e Residências

COREMU E COREME

Legislações

Lei 11788-2008 - Estágios

Resolução 009/2010-CEP

Projetos de Ensino/PEN/DEG

Instruções gerais:

Após aprovação da viabilidade de campo de estágio no HURM favor acessar a página PEN/DEG para sequenciar o processo.

Abaixo está o link para a página da PEN/DEG, onde constam o regulamento, o modelo de formulário de projeto que deverá ser anexado, em PDF, durante o cadastro do projeto, os modelos de relatórios existentes e o modelo de formulário de alteração de projeto, quando necessário.

Para esclarecimento de dúvidas técnicas sobre o funcionamento do sistema ou para sugestões, envie email para suporte.sgpex@uem.br. Para dúvidas sobre tramitação de projetos, entre em contato com o setor responsável (dados no rodapé).

Projetos de Ensino:

Formulário para elaboração de projeto de ensino

Formulário para relatório anual de projeto de ensino

Formulário para relatório final de projeto de ensino

Formulário para alterações em projeto de ensino

Termo de compromisso em português

Termo de compromisso em inglês

Bolsa Ensino:

Formulário para relatório parcial do programa bolsa ensino

Formulário para relatório final do programa bolsa ensino

Autodeclararão de Proficiência

Termo de compromissos do programa bolsa ensino


Atenção - Horários de Atendimento:

Secretaria DEPE/HURM:

Endereço: Avenida Mandacarú,1590-Bloco Administrativo do HUM-3o Piso -Sala 332

Fone: 3011 9172- Expediente de segunda a sexta-feira -Horário das 8:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00

email: hum-depe@uem.br

Atenção - Horários de Atendimento Campus UEM:

Fone: 3011l 4211

Email: sec-deg@uem.br / ETG atendimentoetgpandemia@gmail.com

Estágios do Curso de Graduação em Medicina/outras instituições

Efetuar o em contato com Departamento de Medicina, verificar a disponibilidade - www.dmd.uem.br/ - Verificar Aba "Estágio Curricular para Acadêmicos de Outras Instituições"

Somente após o parecer favorável a realização do estágio/ verificação no Setor Responsável, deverá preencher o Formulário de Solicitação de Estágios.

Formulário de Solicitação de Estágios