PESQUISA
Relato de Caso - Orientações CONEP
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE NOVOS PROJETOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO HURM
Todo Projeto de Pesquisa, Ensino ou Extensão, inclusive os Relatos de Casos, a serem desenvolvidos no Hospital Universitário de Maringá (HUM) deverão ser discutidos previamente com os setores onde serão desenvolvidas as atividades conforme o tipo de estudo descrito abaixo e serem submetidos à aprovação da Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas (COREA) do HURM.
Todo projeto que envolve uso de informações de pessoas devem ser submetidos à Plataforma Brasil para aprovação ética, exceto pesquisas de opinião pública, que não necessita de avaliação ética.
Projetos com intervenção nos setores do HURM (entrevistas e/ou procedimentos)
Os projetos deverão ser discutidos previamente com os setores onde serão desenvolvidos as atividades e obter a ciência das chefias conforme categorias descritas abaixo:
Projetos que envolvem procedimento com os pacientes deverão obter ciência tanto da chefia médica como da enfermagem;
Projetos com entrevistas de profissionais da saúde deverão obter ciência apenas da chefia da área de aplicação do profissional;
Projetos com entrevistas com familiares: deverão obter ciência ou da chefia médica ou da enfermagem;
Projetos que utilizarão dados de formulários ou imagens dos setores que não constam em prontuários deverão obter ciência da chefia imediata do setor.
Projetos com dados retrospectivos de prontuários necessitarão obter a ciência da chefias dos setores dos estudos.
Fluxo de Submissão
1. No projeto deverá, OBRIGATORIAMENTE, constar as seguintes informações: Nome da Instituição, Título, Resumo, Introdução, Objetivos, Metodologia, Fonte dos Recursos Financeiros e Orçamento, Instrumento de coleta de dados, Modelo de Questionário (se for o caso), Termo de Compromisso, Sigilo e Confidencialidade LGPD, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) ou Termo de Dispensa de TCLE e Cronograma de Execução. Mesmo os relatos de casos devem ser submetidos à avaliação da COREA;
Os documentos listados abaixo deverá ser feito download em seu computador para preenchimento e coleta das assinaturas. Após providenciar esses documentos, preencha o formulário.
2. Preencher o Formulário de Solicitação de Atividade - FORMULÁRIO: CLIQUE AQUI
3. Anexar ao formulário os seguintes documentos:
a) Carta de Submissão de Projeto para apreciação da COREA assinada pelo pesquisador/professor responsável e responsável pelo setor de aplicação da pesquisa (Pessoas autorizadas).
b) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) se for o caso ou a Solicitação de Dispensa do TCLE.
c) Instrumento de coleta de dados, questionário.
d) O Projeto
Caso o responsável pelo setor de aplicação no HUM seja o próprio pesquisador, deverá ser obtida assinatura do diretor ou superior.
4. Para a apreciação pela COREA, a submissão do projeto deverá ocorrer no mínimo 10 dias antes da reunião subsequente. O Projeto de pesquisa será avaliado pela Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas (COREA) nas quintas-feiras das 1a. e 3a. semanas de cada mês (conforme Calendário Abaixo). (No caso de número de submissão menor que 3 projetos, estes serão avaliados ad referendum);
5. Para os projetos aprovados pela COREA que necessitem de apreciação ética será emitido documento de autorização para envio à Plataforma Brasil e encaminhado ao email do proponente. A autorização impressa deverá ser retirada na DEPE-HUM;
6. No caso de projetos com pendências, a COREA enviará o motivo da pendência por email ao proponente para providenciar a resolução das pendências e enviar ao email: hum-corea@uem.br;
7. Após aprovação da COPEP, o pesquisador deverá enviar à COREA (hum-corea@uem.br) cópia digitalizada do parecer de aprovação consubstanciado COPEP, para ser emitida a autorização de início da pesquisa no HUM e receber as informações necessárias;
8. Toda modificação no projeto original (adiamento/prorrogação de prazos, mudanças de equipe, mudanças de protocolo de intervenção, outros), deverá ser enviada por email solicitando emenda ao projeto e informando a modificação (usar o mesmo modelo do Comitê de Ética);
9. Após a conclusão da Pesquisa, entregar uma cópia do Relatório final ou comprovantes de publicação na DEPE.
10. Nos casos de desistência de execução do projeto, notificar a COREA para arquivamento do projeto.
11. No caso de dúvidas, ligar ou enviar whats para (44) 3011-9172 e também pelo email hum-corea@uem.br
Calendário COREA 2024/2025
Submissão dos projetos para COREA Data da Reunião COREA
12/03/2024 a 15/04/2024 25/04/2024
Reunião Extraordinária Presencial 09/05/2024
16/04/2024 a 12/05/2024 23/05/2024
13/05/2024 a 26/05/2024 06/06/2024
27/05/2024 a 09/06/2024 20/06/2024
10/06/2024 a 23/06/2024 04/07/2024
24/06/2024 a 07/07/2024 18/07/2024
08/07/2024 a 21/07/2024 01/08/2024
22/07/2024 a 11/08/2024 22/08/2024
12/08/2024 a 25/08/2024 05/09/2024
26/08/2024 a 08/09/2024 19/09/2024
09/09/2024 a 22/09/2024 03/10/2024
23/09/2024 a 13/10/2024 24/10/2024
14/10/2024 a 27/10/2024 07/11/2024
28/10/2024 a 17/11/2024 28/11/2024
18/11/2024 a 01/12/2024 12/12/2024
02/12/2024 a 05/01/2025 16/01/2025
06/01/2025 a 19/01/2025 30/01/2025
20/01/2025 a 09/02/2025 20/02/2025
*Ocorrerá reunião caso o número de projetos submetidos seja superior a 3.